quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pescada com Espinafres no Forno

Desta vez não há doces para ninguém.. Mostro-vos o nosso almoço de hoje, receita que foi retirada do meu site de receitas favorito Sabor Intenso.


Ingredientes (5 pessoas):
 - 750g de postas de pescada
 - 750g de batatas cortadas em cubinhos
 - 1 molho de espinafres
 - 2 colheres de sopa de azeite
 - 2 dentes de alho picados
 - 60g de margarina
 - 1 cebola picada
 - 60g de farinha de trigo sem fermento
 - 400 ml de leite
 - Sumo de limão q.b.
 - Sal q.b.
 - Pimenta q.b.
 - Noz-moscada q.b.
 - 90g de queijo emmental ralado


Preparação:
 - Numa panela com água a ferver, tempere com sal. Adicione as postas de pescada e deixe cozer durante 10 minutos. Depois do peixe cozido, retire com uma escumadeira e deixe arrefecer. Reserve 400 ml de água de cozer o peixe.
 - Numa panela com água, tempere com sal. Adicione as batatas e deixe cozer durante 10 minutos. Depois das batatas cozidas, retire-as e escorra-as. Limpe o peixe de peles e de espinhas e desfie-o.
 - Num tacho leve ao lume o azeite e os alhos. Mexa e deixe aquecer um pouco. Junte os espinafres. Tempere com sal e deixe saltear até que a água seque.
 - Num tacho, leve ao lume a margarina e a cebola. Mexa e deixe refogar. Ao refogado adicione a farinha e mexa. Aos poucos e sem parar de mexer, junte a água de cozer o peixe e o leite. Tempere com noz-moscada, pimenta e sal caso seja necessário. Adicione umas gotas de limão. Mexa e logo que comece a ferver, apague o lume.
 - Num tabuleiro de ir ao forno previamente untado com azeite, espalhe no fundo as batatas, os espinafres e a pescada. Regue tudo com o molho. Por fim, polvilhe com o queijo.
 - Leve ao forno pré-aquecido nos 180º e deixe gratinar aproximadamente 20 minutos. Depois de gratinado, está pronto a servir.




Esta é uma receita bastante simples sem ser muito condimentada! É uma maneira diferente de comer peixe e bastante tentadora. Cá em casa toda a gente gostou!


Bom Apetite *

2 comentários:

  1. Tenho a dizer que foi o meu jantar hoje...só fiz uma alteraçãozinha, usei batatas ás rodelas com uma fritura, porque as batatas cozidas têm tido um gosto horrivel (é da qualidade delas bah). Está APROVADISSIMO. Uma maneira optima de me pores a comer pescada e espinafres hahaha. Adorei:D

    ResponderEliminar
  2. Ni Rodrigues, fico muito contente que tenhas experimentado a receita! Quanto às batatas acho que fizeste muitíssimo bem, eu teria feito o mesmo.. elas últimamente têm andado esquisitas e uma fritura não lhes faz mal nenhum! Obrigada pelo feedback :D

    ResponderEliminar