domingo, 26 de fevereiro de 2012

Brigadeiro

Boa noite, outra vez.
Agora sim vou mostrar-vos mais uma DELICIOSA receita, o Brigadeiro! Sim, eu sei que é um atentado à dieta, mas tenho mesmo de partilhar essa receita convosco.
Retirei-a, mais uma vez, do site Sabor Intenso. Fi-lo no passado dia 6 de Janeiro, como bolo de aniversário para a mãe Ana. É realmente maravilhoso e fica bem em qualquer mesa de aniversário.



Ingredientes:
 - 5 ovos
 - 250gr de açúcar
 - 200gr de chocolate em tablete para culinária
 - 100gr de manteiga
 - 200gr de farinha
 - 2 dl de leite
 - 1 colher de chá de fermento em pó
 - 1 pitada de sal fino
 - Margarina para untar
 - Farinha para polvilhar

Para o Recheio:
 - 2 latas de leite condensado
 - 125gr de chocolate em pó
 - 2 colher de sopa de manteiga
 - Pepitas de chocolate q.b.
 - 2 latas de leite (a medida são as latas do leite condensado)


Preparação:
 - Unte uma forma redonda com margarina e polvilhe-a com farinha.
 - Num tacho com água, coloque outro tacho por cima. (Este processo é conhecido por banho maria). No tacho, coloque as 100g de manteiga e a tablete de chocolate partido em pedacinhos, deixe derreter tudo e mexa de vez em quando para ficar com uma mistura homogénea. Depois do chocolate derretido, apague o lume.
 - Parta os ovos e separe as gemas das claras, junte o açúcar às gemas e bata até ficar uma gemada. Depois da gemada feita, continue a bater e junte aos poucos o chocolate derretido. Depois da gemada e do chocolate bem misturados, junte aos poucos enquanto bate, o leite alternadamente com a farinha e o fermento.
 - Bata as claras em castelo com uma pitada de sal fino. Envolva as claras na massa do bolo. Depois de tudo envolvido, deite a massa do bolo na forma.
 - Leve ao forno pré-aquecido nos 170º entre 50 minutos a 1 hora. Passado 1 hora retire o bolo do forno e desenforme-o. Com uma faca de serrilha e com cuidado, abra o bolo ao meio e deixe arrefecer as duas metades.
 - Num tacho anti-aderente, coloque o as 2 latas latas de leite condensado e junte o chocolate em pó, misture tudo muito bem. Junte as duas latas de leite e por fim, junte as duas colheres de sopa de manteiga. Coloque em lume brando e mexa sempre até engrossar. Quando o molho estiver bem grosso está pronto. Apague o lume e deixe arrefecer.
 - Depois de tudo frio, recheie o bolo com metade do creme e cubra com a outra metade do bolo. Polvilhe o bolo com as pepitas de chocolate

Nota: atenção que o recheio demora MESMO MUITO TEMPO a fazer. Recomendo que o metam ao lume antes de começarem a fazer a massa, assim não se perde tanto tempo. ATENÇÃO, não se esqueçam que está ao lume e mexam sempre. Mas vale TANTO a pena!

Bom Apetite *

1 comentário:

  1. Oh Meu Deus, que booomba! :O
    mas parece fantástico x)

    ResponderEliminar