quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bolo de Laranja e Limão

Boa tarde! Hoje apresento-vos um bolo delicioso e baixo em calorias. Retirei esta receita do programa Cook Yourself Thin, o qual oferece aos espectadores as habilidades e a confiança necessária para dar às suas refeições favoritas uma reforma saudável, reduzindo as calorias e duplicando o sabor!

Para isso são utilizados, como poderão ver, ingredientes alternativos de modo a tornar as receitas baixas em gorduras saturadas e açucares não desejados.


Ingredientes:
Para a Massa 
 - 3 Ovos L
 - 100gr açúcar 
 - 450gr abóbora-manteiga desfeita 
 - 284gr farinha 
 - 284gr amêndoas moídas 
 - 1 colher de chá fermento 
 - 1 pitada de sal 
 - 2 laranjas 
 - 2 limões 
Para o Recheio 
 - 3 colheres de sopa de geleia de limão 
Para a Cobertura 
 - 100gr de açúcar em pó 
 - 2 colheres de sopa de manteiga, à temperatura ambiente 
 - 2 colheres de sopa de sumo de laranja 

Preparação:
 - Pré-aquecer o forno a 250ºC. 
 - Untar uma formas de 17cm. Forrar o fundo com papel vegetal e untar novamente. 
 - Numa tigela larga, bater os ovos e o açúcar durante 3 minutos até ficar esbranquiçado e leve. Juntar a abóbora e mexer até uniformizar. 
 - Ralar as laranjas e os limões e juntar à farinha, às amêndoas, ao fermento e ao sal. Bater até juntar todos os ingredientes. 
 - Levar a cozer durante 30-45 minutos. 
 - Enquanto está a cozer, fazer a cobertura: usando as costas de uma colher de pau, bater a manteiga com o açúcar até formar uma pasta consistente. Adicionar o sumo de laranja e misturar outra vez até combinar e ficar fofo. Reservar no frigorífico. 
 - Depois de cozido, deixar arrefecer durante 10 min. Desenformar o bolo e remover o papel da base. Virar o bolos ao contrário para poderem arrefecer da parte de baixo. Quando totalmente arrefecido, cortar ao meio, na horizontal.
 - Colocar a geleia de limão numa das metades e colocar a outra por cima. 
 - Colocar a cobertura no topo do bolo e decorar com pequenos enfeites laranjas e amarelos.

Com este bolo não vão ter de se preocupar com a dieta, visto que o programa tem como objectivo a alimentação saudável, cada porção de bolo só tem 222 calorias. Óptima opção para um lanche equilibrado.

PS: a fotografia não é a melhor, mas foi a única que se tirou. No entanto, acho que dá para ver a maravilha em que resulta.

Bom Apetite *

Sem comentários:

Enviar um comentário