sábado, 24 de março de 2012

Bolo de Leite Condensado com Cobertura de Caramelo e Nozes

Boa tarde!
Hoje trago-vos mais uma receita do meu querido SaborIntenso, desde que a administradora a colocou que estava doidinha para a experimentar e foi hoje o tão esperado dia.
É um bolo super simples de fazer e fica EXTREMAMENTE DELICIOSO... Foi o meu lanche e tive de fugir dele para deixar algum para os restantes membros da família!


Ingredientes:
 - 4 ovos
 - 1 lata de leite condensado com 397g
 - 125g de manteiga
 - 100g de açúcar
 - 270g de farinha de trigo sem fermento
 - 1 colher de chá de fermento em pó
Para a cobertura:
 - 90g de manteiga
 - 150g de açúcar
 - 90g de nozes picadas


Preparação:
 - Comece por fazer o bolo. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar. Parta os ovos e separe as gemas das claras. Junte as gemas uma a uma ao creme de manteiga e as claras numa tigela. Adicione o leite condensado ao creme e bata até que fique um creme liso.
 - Bata as claras até que fiquem firmes. Alternadamente, envolva a farinha, o fermento e as claras com o creme.
 - Coloque a massa do bolo, numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e alise. Leve ao forno pré-aquecido nos 170º e deixe cozer entre 30 a 40 minutos. Depois do bolo cozido, retire-o e desenforme.
 - Para a cobertura: Numa frigideira, leve ao lume a manteiga e deixe aquecer. Junte o açúcar e mexa sem parar até que fique um creme acastanhado. Por fim, adicione as nozes e mexa até que comecem a ficar com aspecto torrado. Cubra de imediato o bolo e deixe arrefecer.
 - Depois do bolo frio, está pronto a servir.


Espero que gostem, tanto quanto eu gostei. A massa é fofinha e nada seca, com um cházinho 'escorrega' que é uma maravilha (desculpem o termo).

Bom Apetite *

1 comentário:

  1. Olá Marina,
    Esta noite estou a fazer uma bolinho para a minha filhota que já fez os 18 aninhos. Vou experimentar esta cobertura, que deve ser uma delícia.
    Bjs

    ResponderEliminar