segunda-feira, 5 de março de 2012

Lasanha de Atum com Espinafres

Boa noite.
Aqui vos apresento uma das receitas favoritas aqui de casa - Lasanha de Atum com Espinafres. É mais uma vez criação da Neuza, administradora do site Sabor Intenso. É tão boa! Têm mesmo de experimentar.. Não se sintam intimidados pelos muitos passos, são pequeninos e valem muito a pena!


Ingredientes:
 - 250g de massa para lasanha
 - 4 latas de atum
 - 2 cebolas picadas
 - 4 dentes de alho picados
 - Polpa de tomate q.b.
 - 50 dl de molho béchamel *
 - 2 folhas de louro
 - 200g de queijo mozzarella ralado
 - 1,5 dl de azeite
 - Oregãos q.b.
 - Sal grosso q.b.
 - Noz-moscada q.b.
 - Pimenta q.b.
 - 1 molho de espinafres
 - 1 copo de vinho branco

Preparação:
 - Comece por ligar o forno nos 180º.
 - Escolha e lave os espinafres. Coza-os numa panela com água a ferver, temperada com sal durante 5 minutos. Depois de cozidos, escorra-os.
 - Divida por dois tachos, o azeite, a cebola, os alhos e as folhas de louro. Deixe refogar. Num dos tachos junte o atum e deixe fritar um pouco. No outro tacho junte os espinafres e deixe fritar um pouco. Junte polpa de tomate ao atum e aos espinafres. Divida o vinho branco pelos dois. Tempere ambos com pimenta, noz-moscada e oregãos. Deixe ferver durante uns minutos.
 - Num tabuleiro coloque em camadas alternadas de atum, uma colher de molho béchamel, queijo mozzarella e uma folha de massa. Em seguida uma camada de espinafres, uma colher de molho béchamel, queijo mozzarella e uma folha de massa e assim sucessivamente até acabar os ingredientes, sendo a ultima camada de massa. Cubra a lasanha com o restante molho béchamel e polvilhe com o restante queijo mozzarella.
 - Leve ao forno e deixe cozinhar entre 30 a 40 minutos.

* Molho Béchamel - cá em casa eu não costumo utilizar de compra, prefiro fazê-lo eu. Sendo assim, utilizo leite meio-gordo e farinha Maizena (amido de milho). Para cada meio litro de leite, adicionar 2 colheres bem cheias da farinha. Ferver primeiramente o leite com sal, pimenta, noz moscada e margarina. Depois de fervido juntar as colheres de farinha, previamente dissolvidas num bocadinho de leite, e mexer sempre, até engrossar.

Bom Apetite *

Sem comentários:

Enviar um comentário