sábado, 27 de abril de 2013

Scones

Boa tarde

Hoje trago uma receita nova que já há algum tempo queria experimentar mas sempre tive medo que me saísse mal. Com o início da nova temporada do MasterChef na SicMulher este desejo concretizou-se pois um dos desafios era fazerem Scones! Claramente, foi um sinal para eu experimentar. A receita fui buscá-la ao site oficial, não sendo aquela que eles seguiram no desafio.


Os scones são muito populares no Reino Unido, conhecidos pelo acompanhamento perfeito para o "chá das 5". São uns pães rápidos - quick bread (expressão usada para diferenciar os pães que não utilizam fermento biológico). O que os faz serem diferentes de um simples pão é que a manteiga adicionada deve ficar em pequenos pedaços, dando-lhes uma textura especial.

Ingredientes
 - 50gr de manteiga
 - 2 cups de farinha com fermento
 - ¾ cups leite meio-gordo

Preparação
 - Usando as pontas dos dedos, envolva a manteiga com a farinha até ficar com um aspecto granulado.
 - Faça um buraco no centro da farinha e adicione o leite, misturando com uma colher ou com as mãos até ficar bem unido. Se a massa estiver seca, adicione um pouco mais de leite.
 - Verta a massa para uma bancada enfarinhada e trabalhe um pouco, até formar uma bola. Estenda a massa até ter 2cm de altura e, com um cortador com 6cm, corte a massa.
 - Disponha os discos de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve a cozer em forno pré-aquecido nos 220ºC, durante 12-15 minutos, até ficarem douradinhos por cima.
 - Sirva de imediato com o acompanhamento que mais desejar.

O meu acompanhamento foi o meu favorito: Doce de Tomate

Ficaram muito bons e quentinhos ninguém lhes resiste! Fiquei muito contente com o resultado e sem dúvida vai ser para repetir com novas variações (espero).

Bom Apetite *

4 comentários:

  1. Que lindos!!! Adoro scones com o doce de pêra que fazemos cá todos os verões, é dos meus lanches preferidos.
    Também vejo o masterchef australia, já vi as temporadas 2 e a 1, e fiquei toda contente por ter começado a 3ª :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo muito saborosos e um lanche com eles fica logo especial. O Masterchef é mesmo viciante e é uma maneira de aprendermos, também!

      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Que lindos e perfeitos que estão! Adoro, mas nunca fiz em casa :/
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Iza!
      Tem de fazer, é muito simples e o resultado é perfeito.
      Beijinhos

      Eliminar