sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Papas de Milho

Boa tarde ☻

Depois de uma ausência forçada, trago-vos agora mais uma receita de que gosto muito (começo a aperceber-me de que tenho muitos pratos favoritos! ihihi) e que me é muito especial.

Esta receita foi adaptada pela minha avó. Provém das refeições que os agricultores da terra dela, Benquerença, levavam para os campos, para irem matando a fome durante o dia de trabalho. Normalmente estas papas eram feitas salgadas, mas como na família somos muito gulosos, a Avó Quina teve de adaptar para serem doces.



Ingredientes:

 - 1 chávena de sêmola de milho
 - 2 chávenas de água
 - 1 ½ chávena de leite morno
 - 1 chávena de açúcar (não cheia)
 - casca de limão
 - pau de canela
 - sal q.b.


Preparação:

 - Antes de começar a confeccionar, colocar o milho de molho durante cerca de 30 minutos.
 - Depois de demolhado, escorrer bem a água e colocar num tacho ao lume com a água, a casca do limão, o pau de canela e uma pitada de sal. Quando a água estiver quase absorvida (cuidado que é relativamente rápido), ir adicionando o leite, aos poucos e ir mexendo sempre.
 - Quando o milho já estiver cozido e ter absorvido o leite todo, adicionar o açúcar, misturar bem e servir numa tigela grandes ou em várias individuais (rapidamente, que fica rijo muito rapidamente).

Foi a primeira vez que fiz esta receita sozinha e fiquei muito contente! No entanto, quando eram feitas pela avó sabiam muito melhor... Ficam as recordações e os bons momentos que proporcionam.

2 comentários:

  1. A comida da avó tem sempre outro sabor. Por mais que tente, também não consigo imitar a 100% as receitas da minha!
    Também gosto muito de papas de milho, mas as que a minha avó faz são mais para o líquidas (assim tipo nestum lol) mas também doces. Com um bocadinho da canela por cima, é uma das minhas comidas de conforto. Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas variações destas 'papas', até há quem as frite! ahah Lá fora chamam-lhe Polenta, eu prefiro Papas de milho!
      A canela dá sempre um óptimo toque a tudo... Beijinhos*

      Eliminar