sábado, 14 de abril de 2012

Tomates Recheados com Atum

Boa noite!
No outro dia estava a fazer zapping pelos canais da MEO, quando me aparece um chef brasileiro a rechear legumes... quase que consegui sentir o cheiro do que ele estava a fazer deste lado da televisão. Como o episódio não me saiu da cabeça, no almoço seguinte tive de experimentar e, mesmo a calhar, estava-me mesmo a apetecer atum! 

Esta, como podem ver, é uma receita super fácil de fazer e rápida. O mais moroso é mesmo tirar o recheio dos tomates, mas vale a pena e ficam deliciosos e de chorar por mais!

Ingredientes:
 - 8 tomates
 - 1 lata grande de atum sem o óleo
 - 2 colheres de salsa picada
 - 3 colheres de sopa de azeitonas picadas
 - 1 cebola pequena picada
 - ½ chávena de parmesão


Preparação:
 - Tirar uma tampa do tomate na parte superior, retirar as sementes, temperar com sal e virar ao contrário para perder um pouco da água. 
 - Numa tigela, misturar o atum, a cebola, as azeitonas e o queijo.  Se necessário sal, temperar com um pouco mais de sal.
 - Rechear os tomates e cobrir com parmesão. Levar ao forno forte até gratinar.


Nota: não deitem o recheio dos tomates fora, podem refogar com cebola, alho e uma folhinha de louro e fazer um delicioso e caseiro molho de tomate. Depois de triturado podem congelar e utilizar em futuras receitas.

Bom Apetite *

3 comentários:

  1. Pronto, mais uma receita que lá terei que experimentar, não é? Parece saboroso ;)

    ResponderEliminar
  2. Hum, tomates recheados! Nunca fiz, só pimentos recheados. Tenho de experimentar com tomate, que é coisa que também adoro. Bjs*

    ResponderEliminar
  3. Um conselho: aproveitar o "miolo" do tomate para fazer um arrozinho de tomate... Foi o que fiz e acompanhou na perfeição! Saboroso! :D

    ResponderEliminar