segunda-feira, 16 de abril de 2012

Bolo de Maçã e Amêndoa

Boa tarde!

Hoje trago-vos um bolinho delicioso, o favorito da minha mãe. Já há uns tempos que ela andava a pedir que lhe fizesse um bolo de maçã e a semana passada encontrou esta receita e não descansou até eu ter posto mãos à obra.

Esta foi a sobremesa do jantar de Sábado, é um bolo levezinho com frutinha e frutos secos. Pode-se considerar saudável, não é? J

Ingredientes:
 - 3 maças reinetas
 - sumo de limão
 - 150gr de açúcar amarelo
 - 125gr de manteiga amolecida
 - 3 ovos
 - 160gr de farinha
 - 1 colher de chá de fermento em pó
 - 100gr de miolo de amêndoa, laminado

Preparação:
 - Ligue o forno a 200ºC e forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal.
 - Descasque as maçãs, corte-as ao meio, retire-lhes as pevides e corte-as em cubos pequenos. Deite-os para uma tigela, polvilhe-os com o sumo de limão (à medida que vão cortando a maçã, para não oxidar) e 2 colheres de sopa do açúcar.
 - Numa tigela, bata a margarina com o resto do açúcar até obter um creme liso, junte os ovos, um a um e batendo sempre, adicione depois a farinha e o fermento e bata bem.
 - Junte então a maçã com o molho que se formou e metade da amêndoa laminada, misture e deite na forma. Polvilhe com o resto da amêndoa e leve ao forno durante 15 minutos. Baixe o forno para os 180ºC e deixe mais 40 minutos.
 - Retire do forno. deixe arrefecer um pouco, desenforme, rejeite o papel e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com açúcar em pó.



Nota: Se gostar, pode também adicionar 1 colher de chá de canela em pó, às maçãs cortadas em cubos.

Bom Apetite *

Sem comentários:

Enviar um comentário