domingo, 30 de março de 2014

Panquecas de Chocolate

Poucas são as palavras para descrever estas pequenas maravilhas. Quando a primavera tarda em aparecer, temos de compensar de qualquer maneira e a de que me lembrei foi, nada mais nada menos, o chocolate! :D

Como no dia 26 de Março, Dia Internacional do Chocolate, não pude dar-lhe a atenção devida, deixei para o fim-de-semana. E ainda bem!

A receita foi retirada da revista Continente Magazine (nº 43, Abril 2014), dedicada aos doces mais deliciosos e irresistíveis com chocolate (e que receitas que aqui vêm)!!


Ingredientes
 - 70g de açúcar fino
 - 40g de cacau
 - 70g de açúcar amarelo
 - 225g de farinha
 - 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
 - Sal q.b.
 - ½ chávena de leite 
 - ½ chávena de leitelho (leite com 1 c. sopa de sumo de limão) ® usei um iogurte grego 
 - 2 ovos
 - 3 ½ colher de sopa de óleo 
 - 1 ½ colher de chá de essência de baunilha ® usei 10g de açúcar baunilhado
 - Manteiga q.b.

Molho (não fiz o original da receita, não tinha os ingredientes necessários)
 - 1 chávena de açúcar
 - 1 chávena de chocolate em pó
 - 1 colher de sopa de manteiga
 - meia chávena de leite

Preparação

 - Numa taça, misture o açúcar fino e o cacau. Acrescente o açúcar amarelo, a farinha, o bicarbonato e uma pitada de sal.
 - Noutra taça, misture o leite, o leitelho, os ovos, o óleo e a essência de baunilha. Verta esta mistura para dentro da taça com a farinha e envolva bem até obter uma massa homogénea com bolhas.
 - Numa frigideira, anti-aderente untada com um pouco de manteiga verta uma concha de massa. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos de cada lado. Repita a operação até terminar toda a massa.
 - Para o molho de chocolate: num tacho, coloque todos os ingredientes e mexa bem. Leve a lume brando e cozinhe, mexendo sempre, até a mistura ferver e ficar homogénea. Pode acompanhar com fruta fresca ou gelado.

É uma óptima opção para um dia chuvoso, para o alegrar! Ficam muito fofas e não muito doces mas comem-se bem sem o molho, ideal para manter a linha. :p

Bom Apetite *

1 comentário: