domingo, 23 de setembro de 2012

Doce de Tomate

Bom dia e Bom Outono :) 

Quem tem a sorte de ter um cantinho em que possa ter uma hortinha sabe o quão é bom comer dos seus produtos. No entanto, quando são de mais, não se sabe o que fazer a tantos legumes ou frutos e nós, todos os anos, deparamos-nos com quilos de tomates (xuxus, courgettes ou ameixas) que acabam por apodrecer. E, por todas as razões e mais algumas, isso não pode acontecer...

Deste modo, hoje trago-vos uma receita que pode ser usada com alguns dos vossos legumes ou frutos, que vão sobrando das utilizações culinárias do quotidiano.

Não sou muito apreciadora de compotas ou doces, mas o ÚNICO ao qual não consigo resistir é a este maravilhoso Doce de Tomate, sou totalmente louca e pareço uma criança quando é 'dia do doce', sempre aos saltinhos de roda do tacho!



Ingredientes:
 - Partes iguais de tomate e açúcar, ou seja, para cada quilo de tomate, 1 quilo de açúcar.
 - Pau de canela
 - Casca de Laranja

Preparação:
 - Descascar os tomates e espremer um pouco da sua água (quanto mais liquido tiver, mais tempo vai ter de ficar a reduzir, ao lume)*
 - Colocar num tacho os tomates, a casca da laranja e o pau da canela, para aromatizar o doce.
 - Deixar em lume brando até ganhar a consistência desejada. Geralmente é até ficar em ponto de estrada.

* Não precisa deitar este suco para o lixo, cá em casa dividimo-lo por saquinhos e congelámos. Assim, posteriormente, serve para fazer um molho de tomate ou mesmo um sumo multi-vitaminas.

Nota: como disse anteriormente, esta receita pode ser adaptada para vários alimentos, como por exemplo, courgettes, xuxus, ameixas, marmelos, maças, etc. Basta um bocadinho de imaginação.

Bom Apetite *

3 comentários:

  1. Eu sou ao contrário de ti: adoro todo o tipo de doce, o único que não me enche as medidas é o doce de tomate! Cá por casa (devido à horta do meu pai) também temos bastante abundância de tomate, e quando a minha mãe faz passo o tempo todo a dizer que é um desperdício, que podia ser aproveitado para fazer polpa de tomate e blá blá blá. Talvez se experimentar com casca de laranja e canela, como tu, passe a gostar mais? É que tem um aspecto tão bom, tão vermelhinho nessas bolachinhas... como é possível que eu não goste???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?! Então és tal e qual o meu pai.. enquanto o doce esteve a fazer não parou de se lamentar, que é um desperdício de açúcar (ele não gosta muito de tomate) e que estava um cheiro enjoativo no ar. Apesar de estar aromatizado com a canela e com a laranja tem o gostinho do tomate, mas é um caso a experimentar, Anouska!

      Eliminar