quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bruschetta de Atum e Bacon

Boa tarde!

Quem não gosta de uma fatiazita de pão, naquelas ocasiões em que o 'ratito' nos aparece no estômago?! A receita que hoje vos trago é suposto ser uma entrada mas, cá em casa, é utilizado mesmo com refeição, geralmente ao jantar.

Bruschetta [brusˈketta] é uma entrada italiana feita à base de pão, que é tostada numa grelha com azeite e depois esfregado com alho. Há diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva, por cima da fatia de pão, tomates e manjericão.

Fazemos muitas vezes esta iguaria porque é fácil de se fazer e é realmente boa para um jantar mais 'leve'. As minhas foram fruto dos ingredientes que haviam disponíveis cá em casa. Fiz umas de bacon e legumes e outra de atum e requeijão.

Bruschetta de Bacon
Bruschetta de Atum
Ingredientes:
 - 8 fatias de pão
 - Atum em lata
 - Requeijão
 - Azeitonas pretas, laminadas
 - 8 fatias de bacon
 - Cogumelos
 - 1 tomate
 - Queijo Ralado
 - Azeite
 - Alho
 - Oregãos
 - Sal q.b.

Preparação:
 - Disponha as fatias de pão num tabuleiro de ir ao forno, barre-as com azeite e 'esfregue' um dente de alho, para o azeite ficar com o seu gosto.
 - Para as bruschettas de atum, barre a gosto 4 fatias de pão com o requeijão. De seguida, adicione o atum desfiado e finalize com o queijo ralado e os oregãos.
 - Para as de bacon, numa frigideira anti-aderente coloque as fatias de bacon a fritar (sem adicionar nenhuma gordura). Quando estiverem coradinhas de ambos os lados, reserve-as. Na mesma frigideira, com a gordura que lá ficou, saltear os cogumelos, o tomate, cortado aos quadradinhos, e as azeitonas. Tempere a gosto. Quando este processo estiver finalizado, volte a colocar o bacon, cortado aos bocadinhos. Nas 4 fatias de pão que restaram (já barradas com o azeite e o alho), coloque o preparado anterior, finalizando com o queijo ralado e os oregãos.


Bom Apetite *
Download Bruschettas

Sem comentários:

Enviar um comentário