sexta-feira, 6 de julho de 2012

Aniversário do Mãos de Manteiga

Boa tarde, outra vez!

Desta vez o meu post vai ser um bocadinho diferente. Sou seguidora do Blog Mãos de Manteiga e a sua criadora, a Anouska, lançou um passatempo para comemorar o primeiro ano do blog, que consiste: "A vossa função é elaborar uma sobremesa com pelo menos dois desses ingredientes e publicá-la no vosso blogue, juntamente com a imagem do passatempo".

Os dois ingredientes são os favoritos da Anouska e os que eu escolhi foram: CerejasLicor de Amêndoa Amarga.

Aqui vai a receita, cujo o nome é Zabaglione de Cerejas (Zabaglione ou zabaione é uma sobremesa italiana, muito leve, que se obtém batendo gemas, açúcar e um vinho doce, normalmente a Marsala, numa tigela colocada dentro de um tacho com água a ferver.)


Ingredientes:
Cerejas
 - 2 copos de cerejas
 - 2 colheres de sopa de açúcar
 - 3 colheres de sopa de amêndoa amarga
Zabaglione
 - 8 gemas grandes
 - ¼ copo + 2 colheres de sopa de acúcar
 - 1 colher de sopa de amêndoa amarga
 - 1 colher de sopa do sumo da cereja
 - 1 colher de sopa de açúcar
 - Chocolate negro e branco para decorar

Preparação:
Cerejas
 - Misture as cerejas com o açúcar numa panela. Ligue o fogão a lume médio e deixe as cerejas cozinharem, mexendo levemente, até que expulsem todos os sucos e comecem a amolecer. Adicione o licor de amêndoa amarga, aumente o lume até evaporar algum do álcool.
 - Retire do lume, antes que as cerejas se transformem em papa. Isto vai formar um bom combinado de cerejas e sumo no tacho. Reserve enquanto prepara o Zabaglione.
Zabaglione
 - Prepare uma panela com um pouco de água e meta a aquecer no fogão em lume mínimo.
 - Fora do lume, numa taça, bata em creme as gemas e o açúcar até estar uma mistura homegénea. Coloque a taça no banho-maria e mexa sempre até a mistura começar a ganhar consistência e a ficar um pouco mais esbranquiçada.
 - Lentamente, adicione ao preparado a amêndoa amarga e continue sempre a mexer, até que se incorpore totalmente. Retire uma colher de sopa do sumo formado no tacho das cerejas e deixe incorporar também no Zabaglione. O preparado fica pronto quando tomar uma textura grossa e rica.
 - Retire a taça do banho-maria e mexa mais umas vezes para que o preparado arrefeça um pouco.
 - Em tigelas de sobremesa ou em copos de Martini, disponha a sobremesa em camadas e decore a seu gosto.


Eu sei que a Anouska, como a irmã, gostam muito da cultura Israelita, mas esta receita Italiana pareceu-me muito mais indicada para os ingredientes que seleccionei, no entanto, não pude deixar de a modificar um bocadinho, para o meu gosto! Espero que todos gostem mas principalmente o Aniversariante! :D

Um bom fim-de-semana a todos e PARABÉNS ao Mãos de Manteiga!

2 comentários:

  1. Olá Marina, obrigada pela participação! :D Tem um excelente aspecto (obrigada pelo papelinho dos parabéns!). Além do mais, parece simples de fazer. Simples e delicioso, é como eu mais gosto de uma receita. Ficou registadíssimo. ;)Beijinhos*

    Ah, eu gosto bastante da cultura israelita, mas quem resiste a uma zuppa inglesa, aos gelatos italianos, ao tiramisu? Em matéria de cozinha, sou multicultural!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Marina!Vim conhecer o teu delicioso blogue e ver a receita que fizeste para o Mão de Manteiga. Tem um aspecto maravilhoso e deve ser deliciosa bem fresquinha para este calor!Deve ter sido difícil para a Anouska escolher! Estamos todas de parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar