sábado, 5 de outubro de 2013

Doce de Framboesa

Boa tarde!

Tal como prometido na receita anteriormente publicada, trago-vos a receita do Doce de Framboesa que fiz nas férias. Como nunca tinha feito um doce diferente do de tomate, resolvi ir à procura na blogosfera algumas dicas que me pudessem ajudar nesta aventura sem ajuda da mãe.

Cheguei a este blog que logo me despertou a atenção. Todos os passos que aqui enumerar foram baseados no que a Concha explica, claro que com algumas adaptações à minha cozinha e ingredientes.



Ingredientes
 - 1kg de framboesas congeladas
 - 500gr de açúcar gelificante

Preparação
 - Numa panela em lume médio-alto, leve metade das framboesas para que comecem a descongelar e a largar o líquido. Quando estiverem completamente descongeladas esmague-as com uma concha ou colher (eu passei-as por um passador de rede, para reduzir o número de sementes no doce mas não é obrigatório) até que forme um puré.
 - Junte a outra metade das framboesas e o açúcar. Baixe o lume e mexa a mistura até o açúcar derreter por completo.
 - Quando já não se sentir o açúcar, aumente novamente o lume e deixe a mistura ferver durante 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
 - Ao fim de 10 minutos tire a panela do lume e faça o teste do prato: com uma colher, verta um pouco do doce num prato e deixe arrefecer. Ao empurrar o doce com o dedo, este tem de fazer rugas - significa que já está pronto. Se achar que continua muito líquido, coloque-o a ferver novamente e vá testando de 5 em 5 minutos, até que fique pronto.
 - Retire a espuma que se formou à superfície e deixe o doce arrefecer durante 5 minutos.

Para conservar
 - Comece por lavar os frascos e as tampas (não convém serem de plástico) e esterilize-os dentro de uma panela com água a ferver, durante 15 minutos. Retire os frascos para cima de um pano e seque-os.
 - Com a ajuda de um funil de boca larga ou de um pequeno jarro de cozinha, encha os frascos (ainda quentes, acabados de sair da esterilização e bem secos) com o doce, quase até à superfície.
 - Limpe os gargalos, se o doce tiver vertido e enrosque as tampas (também quentes e bem secas). 
 - Coloque os frascos cheios, bem tapados, dentro da mesma panela com a água da esterilização e deixe ferver durante 10 minutos - é este processo que vai permitir que o doce fique em vácuo e que se conserve durante mais tempo. Passado este tempo, retire-os da panela e coloque-os em cima de um pano, onde vão ficar a arrefecer por completo.
 - Com este processo de vácuo, o doce aguenta um ano num sítio escuro, fresco e seco, como uma despensa.


Eu sei que a receita parece muito extensa e complicada mas prometo que não é! É bastante simples, depois de uma leitura atenta e de compreendidos todos os passos.

Eu ADOROO framboesas e este doce é uma pequena maravilha! Misturado com iogurte natural, com bolachinhas e chá ou em sobremesas - são muitas as opções. Difícil mesmo vai ser parar de comer!

Bom Apetite*

2 comentários: