segunda-feira, 16 de abril de 2012

Bolo de Maçã e Amêndoa

Boa tarde!

Hoje trago-vos um bolinho delicioso, o favorito da minha mãe. Já há uns tempos que ela andava a pedir que lhe fizesse um bolo de maçã e a semana passada encontrou esta receita e não descansou até eu ter posto mãos à obra.

Esta foi a sobremesa do jantar de Sábado, é um bolo levezinho com frutinha e frutos secos. Pode-se considerar saudável, não é? J

Ingredientes:
 - 3 maças reinetas
 - sumo de limão
 - 150gr de açúcar amarelo
 - 125gr de manteiga amolecida
 - 3 ovos
 - 160gr de farinha
 - 1 colher de chá de fermento em pó
 - 100gr de miolo de amêndoa, laminado

Preparação:
 - Ligue o forno a 200ºC e forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal.
 - Descasque as maçãs, corte-as ao meio, retire-lhes as pevides e corte-as em cubos pequenos. Deite-os para uma tigela, polvilhe-os com o sumo de limão (à medida que vão cortando a maçã, para não oxidar) e 2 colheres de sopa do açúcar.
 - Numa tigela, bata a margarina com o resto do açúcar até obter um creme liso, junte os ovos, um a um e batendo sempre, adicione depois a farinha e o fermento e bata bem.
 - Junte então a maçã com o molho que se formou e metade da amêndoa laminada, misture e deite na forma. Polvilhe com o resto da amêndoa e leve ao forno durante 15 minutos. Baixe o forno para os 180ºC e deixe mais 40 minutos.
 - Retire do forno. deixe arrefecer um pouco, desenforme, rejeite o papel e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com açúcar em pó.



Nota: Se gostar, pode também adicionar 1 colher de chá de canela em pó, às maçãs cortadas em cubos.

Bom Apetite *

sábado, 14 de abril de 2012

Tomates Recheados com Atum

Boa noite!
No outro dia estava a fazer zapping pelos canais da MEO, quando me aparece um chef brasileiro a rechear legumes... quase que consegui sentir o cheiro do que ele estava a fazer deste lado da televisão. Como o episódio não me saiu da cabeça, no almoço seguinte tive de experimentar e, mesmo a calhar, estava-me mesmo a apetecer atum! 

Esta, como podem ver, é uma receita super fácil de fazer e rápida. O mais moroso é mesmo tirar o recheio dos tomates, mas vale a pena e ficam deliciosos e de chorar por mais!

Ingredientes:
 - 8 tomates
 - 1 lata grande de atum sem o óleo
 - 2 colheres de salsa picada
 - 3 colheres de sopa de azeitonas picadas
 - 1 cebola pequena picada
 - ½ chávena de parmesão


Preparação:
 - Tirar uma tampa do tomate na parte superior, retirar as sementes, temperar com sal e virar ao contrário para perder um pouco da água. 
 - Numa tigela, misturar o atum, a cebola, as azeitonas e o queijo.  Se necessário sal, temperar com um pouco mais de sal.
 - Rechear os tomates e cobrir com parmesão. Levar ao forno forte até gratinar.


Nota: não deitem o recheio dos tomates fora, podem refogar com cebola, alho e uma folhinha de louro e fazer um delicioso e caseiro molho de tomate. Depois de triturado podem congelar e utilizar em futuras receitas.

Bom Apetite *

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bolo Esponja Victoria

Boa tarde J
Hoje venho-vos mostrar mais um pedido que me fizeram, de um bolo especial. Desta vez foi destinado à inauguração de um novo espaço em Mafra: 'Ganesh Body & Mind é o espaço ideal para o seu equilíbrio e bem estar, cuidando do seu corpo e fortalecendo a sua Mente'.
Mais um desafio bem superado e que me deu muito prazer em executar, pelas pessoas que mo pediram e para o contexto a que se propunha.


Ingredientes:
 - 175gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente
 - 174gr de açúcar refinado
 - 3 ovos, batidos
 - 175gr de farinha autolevedante
 - 2 colheres de sopa de leite meio gordo
 - 1 colher de chá de extracto de baunilha

Preparação:
 - Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela grande, misture a manteiga amolecida e o açúcar com a batedeira até ficar como chantilly. Bata ligeiramente os ovos numa tigela e depois junte-os pouco a pouco à mistura anterior.
 - Peneire a farinha sobre a mistura, pouco a pouco, e misture suavemente com uma colher metálica. Deite o extracto de baunilha no leite e mexa bem. Adicione à massa do bolo.
 - Coloque a massa na forma e alise as superfícies com uma faca. Coloque na grelha do meio do forno e deixe cozer 20 a 30 minutos, até crescer  e ficar dourado e a superfície retomar a forma quando pressionada ligeiramente. Deixe ficar na forma alguns minutos antes de os retirar para arrefecimento.
 - Para rechear, prepare o chantilly e arranje alguns morangos. Quando o bolo estiver frio, corte-o na horizontal e recheie.


Para a decoração usei chantilly, pepitas de chocolate e pasta de açúcar branca e castanha. Com a pasta de  açúcar branca desenhei um Ganesh, uma vez que é o logótipo deste projecto e o elemento que não podia faltar neste bolo.

A inauguração foi um sucesso e toda a gente estava bem-disposta e divertida. Adoraram o bolo que, para mim, foi o mais importante.

Bom Apetite *

sábado, 7 de abril de 2012

Queques de Cenoura com Cobertura de Chocolate

E como não podia deixar de ser, a Páscoa não passa sem o belo do chocolate! Este ano decidi dar asas aos meus trabalhos manuais e fiz estas caixas-coelho que vão ser preenchidas com estes doces miminhos... 

Ingredientes:
 - 5 cenouras cozidas e trituradas
 - 5 ovos inteiros
 - 2 chávenas de açúcar
 - 2 chávenas de farinha
 - ½ chávenas de óleo
 - 1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:
 - Batem-se os ovos com o açúcar e juntam-se as cenouras trituradas, o óleo e por fim a farinha com o fermento.
 - Vai ao forno nos 180ºC até cozer, mas não demasiado.

Cobertura:
 - Uma tablete e chocolate e um pacote de natas a derreter em banho-maria. Verter sobre o bolo quando este estiver frio.



Bom Apetite e Páscoa Feliz *

Folar Doce

Boa tarde!
Como não podia deixar de ser, na época festiva em que estamos, vou publicar umas receitas alusivas à mesma, para vos aguçar ainda mais o apetite!
Desta forma, segue-se a receita de um Folar Doce e uma foto acabadinha de sair!

Ingredientes:
 - 1kg de farinha
 - 250gr de margarina amolecida
 - 100gr de açúcar
 - 3 ovos
 - 500ml de leite
 - 35gr de fermento de padeiro seco
 - 1 colher de chá de sal
 - 1 colher de chá de erva doce
 - 1 colher de chá de canela em pó
 - Ovo batido para pincelar
 - Farinha para polvilhar

Preparação:
 - Abra uma cavidade na farinha, junte o sal, a erva-doce, a canela, o açúcar, a margarina, os ovos e o fermento dissolvido no leite; misture tudo. Faça uma bola, coloque numa tigela enfarinhada enfarinhada e deixe levedar, até triplicar o volume.
 - Retire. Molde a restante massa como desejar, coloque-a num tabuleiro  do forno previamente untado com margarina.Tape e deixe levedar mais 30 minutos.
 - Pincele a massa com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos. Deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.



Este folar foi cozido no forno a lenha cá de casa, pelo que demorou apenas 10 minutos a ficar pronto! Apanhámos um susto enorme, porque estávamos na rua e começou a cheirar a folar queimado!!! Felizmente não foi nada de grave, como podem ver e ficou PERFEITO! A cozinha cá de casa está repleta de um cheirinho maravilhoso a erva-doce e canela, assim é muito difícil resistir!

Boa Páscoa a todos, divirtam-se e muitos doces!

Bom Apetite *

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Strogonoff de Bacalhau

Olá, outra vez!
Para acompanhar o novo visual no nosso blog, apresento-vos uma receita bem colorida que tinha perdida no baú das experiências culinárias: Strogonoff de Bacalhau.
Mais uma vez esta é uma receita da Neuza, do site SaborIntenso. Já há algum tempo que queria experimentar fazer strogonoff, fosse ele qual fosse e, no momento certo à hora certa, apareceu esta receita que me pareceu tão deliciosa.
Não me enganei, com certeza! É mesmo muito bom este strogonoff, têm mesmo de experimentar!!



Ingredientes:
 - 600g de bacalhau cozido em lascas
 - 1 cebola picada
 - 4 dentes de alho picados
 - 5 colheres de sopa de azeite
 - 1 sopa de cogumelos instantânea em pó
 - 1 pimento vermelho pequeno cortado em tiras
 - 200g de cogumelos frescos laminados
 - 2 colheres de chá de açafrão
 - 1 dl de vinho branco
 - Meio litro de água de cozer o bacalhau
 - 1 colher de sopa de salsa picada
 - 1 colher de chá de colorau
 - 1 colher de chá de orégãos
 - 2 dl de natas

Preparação:
 - Num tacho, leve ao lume o azeite, a cebola, os alhos picados e o pimento vermelho. Deixe refogar tudo. Depois de tudo refogado, junte os cogumelos, a salsa picada, o açafrão, o colorau e os orégãos. Mexa tudo e junte o vinho branco. Deixe cozinhar 5 minutos.
 - Dissolva a sopa de cogumelos na água de cozer o bacalhau. Junte a sopa de cogumelos (já dissolvida) no refogado e deixe ferver. Quando começar a ferver, junte o bacalhau e mexa. Deixe cozer 5 minutos em lume brando.
 - Passado 5 minutos junte as natas e envolva tudo. Quando começar a ferver apague o lume e está pronto a servir.

Bom Apetite*

Mudanças

Boa tarde!

O Marinada faz amanhã 2 meses de existência! Não tendo sido de propósito, mudei-lhe o aspecto, como poderão ter reparado. Não gosto das coisas iguais durante muito tempo, então hoje deu-se a mudança e estou muito satisfeita!

Depois de uma pequena ausência, tenho planeadas algumas receitas novas que vos vão aguçar o paladar, tal como aconteceu comigo.

Nestes dois meses, espero que tenham gostado da minha companhia, tal como eu gostei da vossa, do vosso feedback sempre tão positivo e acolhedor! Um muito obrigada a todos os meus 'fãs' e um bem-haja.

Até breve, MarinaPesca*