quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bolo de Laranja com Casca

Boa tarde!

Depois de uns diazinhos de férias longe da 'civilização', regresso em grande para continuar a mostrar-vos as minhas aventuras no que toca à culinária. No entanto, mesmo não tendo os meus utensílios e o meu forno (!), não pude deixar de fazer umas iguarias para adoçar as nossas férias...

Desta vez foi um bolo de laranja, que conheci através da minha querida amiga Patrícia e que desde logo me deixou rendida. É um bolo muito simples e feito na liquidificadora. Fica muito saboroso e molhadinho, ideal para um lanche com uma boa companhia.


Ingredientes:
 - 2 laranja (pequenas/médias) com casca, lavar bem e cortar em pedaços pequenos, tirar as sementes
 - 4 ovos
 - 2 1/2 xícaras de açúcar
 - 1 xícara de óleo, não muito cheia
 - 3 xícaras de farinha de trigo
 - 1 colher de sopa de fermento em pó

Preparação:
 - Bater no liquidificador a laranja, ovos, açúcar e o óleo.
 - Colocar a mistura num recipiente e misturar a farinha e o fermento. Misture tudo muito bem.
 - Colocar em forma untada e enfarinhada. Deixar cozer por 45 minutos , forno pré aquecido, 180 graus.

OBRIGADA PATRÍCIA, por me teres dado a conhecer esta receita tão maravilhosa! Cá em casa ficaram fãs, de modo que em 10 dias o fiz 2 vezes!!!! 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Bolo de Iogurte

Boa tarde!

Depois de uma pequena ausência, traga-vos um dos bolos que mais gosto mas que me correm pior, quando os faço. Não sei o que se passa, mas eles não têm sido meus amigos! Mas como costumo dizer, não são mais teimosos que eu! ihii

Encontrei uma receita super fácil e rápida de se fazer, neste site receitas.com. Nunca tinha feito uma massa de bolo na liquidificadora, mas fiquei fã! Não se suja quase loiça nenhuma e acaba por ser mais rápido. Assim atá dá gosto!


Ingredientes:
 - 1 Copo de Iogurte com aroma (usei tutti-frutti)
 - 3 Ovos
 - 1/2 copo (copo do Iogurte) de Óleo
 - 2 Copos (copo do Iogurte) de farinha de trigo
 - 2 Copos (copo do Iogurte) de açúcar
 - 1 Colher (sobremesa) de fermento

Preparação:
 - Coloque todos os ingredientes líquidos no liquidificador e bata até ficar uma mistura homogénea.
 - Depois acrescente o açúcar e a farinha e por último o fermento, deixe bater por mais 2 minutos.
 - Leve ao forno médio por mais ou menos 40 minutos.

O bolo ficou muito fofo e húmido. Delicioso! 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Empada de Carne e Ovo

Boa tarde!

Hoje trago-vos uma receita que me chamou a atenção no nº 81 da revista Teleculinária Gold. Esta empada dá para 6 pessoas e é super rápida de fazer e muito saborosa! Com um travo de cozinha indiana, ideal para um almoço na praia ou um piquenique. 


Ingredientes:
Massa
 - 400gr de farinha
 - 1 pitada de sal
 - 100gr de margarina
 - 1 ovo
 - 0,5dl de água
 - Película aderente
Recheio
 - 6 ovos
 - 2 colheres de sopa de margarina
 - 2 dentes de alhos
 - 400gr de carne picada
 - 1 colher de chá de caril
 - sal e pimenta q.b.
 - salsa picada q.b.

Preparação:
 - Deite a farinha com a pitada de sal para uma tigela, junte a margarina e misture até que fique  um género de areia grossa. Adicione depois o ovo e a água, amassando sempre até ficar uma massa homogénea. Enrole em película aderente e reserve.
 - O recheio: leve a cozer dois dos ovos, depois coloque-os em água fria e deixe-os arrefecer. Num tacho ao lume, derreta a margarina, junte a cebola e os alhos picados finamente e também a carne picada e o caril; tempere com sal e pimenta, misture e deixe cozinhar até a carne ganhar cor. Retire do lume, coloque num passador de rede e deixe escorrer e arrefecer. Deite para uma tigela, junte os restantes quatro ovos batidos e um pouco de salsa picada e mexa bem.
 - Ligue o forno a 180ºC. Estenda a massa e corte-a em duas rodelas, uma maior que a outra. Forre a tarteira com a rodela maior, apare os rebordos e junte a mistura da carne. Descasque e corte os ovos cozidos em rodelas, coloque-os por cima e cubra com a outra rodela de massa inteira ou cortada, para enfeitar.
 - Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou  até que fique cozida e douradinha. Retire do forno e sirva decorada a gosto.

A receita original propõe, como podem ler, uma outra camada de massa por cima do recheio, mas eu optei por não a colocar, para não ficar muito pesada. 

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Don't Worry, Be Happy

Boa tarde!

Trago-vos um pequeno post com mais um dos meus projectos, encomendado com o intuito de fazer uma surpresa a uma amiga - com muita brincadeira à mistura.

Para a massa utilizei a receita do Bolo de Chocolate com Ganache, já publicada anteriormente.


Gostei muito de fazer este bolo, um conceito diferente mas muito personalizado. O feedback não podia ter sido mais positivo! ihii Obrigada!

Bom Apetite *